Dúvidas: Questões mais Freqüentes

Quantas sessões de orientação psicológica on-line posso fazer?

Conforme a legislação vigente é possível realizar até 20 atendimentos on-line.

A quem se destina os atendimentos?

Adultos e adolescentes com idade acima de 12 anos. Para menores de 18 anos é necessária autorização por escrito dos pais ou responsáveis.

Como fica o sigilo no atendimento psicológico on-line?

Todas as informações são sigilosas e confidenciais, é garantido ao usuário sigilo absoluto de acordo com o previsto no código de ética profissional do Psicólogo Código de Ética

"Art. 9º - É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional."

Lembramos que os serviços mediados por computadores não podem ser considerados como tecnicamente sigilosos e seguros.

Assim, para resguardar o sigilo dos atendimentos evite o uso de computadores públicos (cyber-café, faculdade, trabalho, lan-house, etc.) e que exclua o histórico do Messenger.

Qual a diferença entre orientação psicológica on-line e psicoterapia?

Os serviços psicológicos mediados por computador, têm a característica de ser breve e informativo, voltado para uma questão especifica do indivíduo. A psicoterapia tem uma duração maior, promove mudanças mais profundas. É realizada presencialmente em consultório.

Em que situações se pode recorrer ao atendimento on-line?

Problemas pessoais; relações familiares e/ou com o companheiro; questões do trabalho; baixa-autoestima; questões de saúde – doenças crônicas; morte e luto; estresse, medos e insegurança; dificuldade de adaptação; entre outros..